sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

0043 - Praia do Amor





0042 - Praia do Farol Ilha de Cotijuba









A Ilha de Cotijuba possui quinze quilômetros de litoral e suas praias são pouco exploradas. As praias que são banhadas pela Baía do Marajó (ficam de frente para a Ilha de Marajó) são as preferidas para banho.
A mais famosa é a Praia do Vai-quem-quer, por ser a maior e ser pouco freqüentada. O Vai-quem-quer fica a 9 quilômetros do porto da ilha e possui infraestrutura simples, com pousadas rústicas e bares que servem comida caseira.
A Praia do Farol, ideal para família com crianças, é a que possui a maior estrutura para hospedagem de turistas, com um total de oito pousadas e mais de oitenta suites (com ventilador, com ventilador e TV, com ar condicionado, TV e frigobar, etc).
No Farol, há diferentes tipos de bares e restaurentes, com músicas também variadas: saudade, pagode, forró e bregga. Nos feriados prolongados, há programação nas pousadas e na praia com música ao vivo, baile de saudade, luau, etc.
Caso o visitante queira mais tranqüilidade, a 15 minutos de caminhada do Farol estão as desertas praias do Amor e da Saudade.
A Praia Funda é formada por uma linda enseada e é pouco freqüentada. Seu nome se deve ao fato de possuir um terreno íngreme, que torna a praia profunda a poucos passos da beira.
As outras praias que ficam de frente para a Baía do Marajó são a Praia da Pedra Branca e Flexeira.
As outras praias conhecidas da ilha são a do Cravo e do Cemitério.


 REF:
http://musicadebelem.tumblr.com/post/26988885761/praia-do-farol-na-ilha-de-cotijuba-belem-pa
http://www.paratur.com.br/portal/pousada-farol-cotijuba/

0041 - PRAIA DA PONTE

Com o tempo formou-se esta praia localizada onde fica o trapiche que servia ao desembarque de passageiros, quando a ligação da ilha com Belém era feita por via fluvial. O pôr-do-sol visto desta praia é realmente fantástico.



0040 - PRAIA DO AREIÃO

Essa denominação originou-se do extenso areal que a recobria. O areal diminuiu em muito, mas o nome permanceu.
Localizada na Vila, é a praia mística do Mosqueiro, pois abrigando a Colonia de Pescadores Z-9, é ali realizada todos os anos a Festividade de São Pedro, com procissão marítima, levantamento de mastro e festa dançante.

 Praia do Areião, onde história, tradição, religiosidade e folclore se misturam, onde tupinambás e antigos pescadores fizeram seu porto seguro e os primeiros estrangeiros se banharam, reúne, neste Verão 2012, famílias da Vila.










 ref: 
http://mosqueirando.blogspot.com.br/2012/07/verao-2012-praia-do-areiao.html

0039 - Fazendinha

Há um século, o Sr. Antonio Rufino da Silva, às proximidades dessa praia, tinha uma pequena fazenda, com alguma criação de gado. O nome permaneceu através dos anos.



0038 - CAMBOINHA

O nome desta praia originou-se do fato de antigos moradores do local construírem camboas de pedras, para a pesca de subsistência.

0037 - PRAIA DO BACURI

Fruta gostosa, aveludada, branquinha, de casca amarela. O bacurizal às proximidades deu-lhe o nome.





ref:
http://encantosdocerrado.com.br/n/2862

0036 - PRAIA DA CONCEIÇÃO DA BAÍA-SO-SOL

Do outro lado da ilha nasce o astro-rei em toda a sua plenitude. Os índios no despertar da manhã rufavam os seus tambores e faziam oferendas ao deus Sol, cujo nome foi atribuído à baia e à localidade. Nos pequeninos grãos de areia da praia, o sol, qual um pintor, produz reflexos maravilhosos. Nas ondas que se espraiam, os tons luminosos. Nas ondas que se espraiam, os tons luminosos nos deslumbram. As gotinhas que ficam parecem pedras preciosas de algum tesouro oculto no fundo do mar. As águas parecem nos acariciar. Nas verdes palmas dos coqueiros, diversos tons de verde brilham intensamente. A praia inteira é como uma explosão de luz, de cores, de vida. É Apolo que passa na sua carruagem dourada.





ref: http://baiadosolsempre.blogspot.com.br/search/label/Ba%C3%ADa%20do%20Sol

http://mosqueirense.blogspot.com.br/2011/04/sujeira-das-praias-de-mosqueiro-em.html
 

0035 - PRAIA DO PAISSANDÚ

Suas águas mudam um pouco de cor, são mais profundas. Árvores convidam ao repouso após o banho. Pedrinhas brancas, seixos em grande quantidade, ar de maresia, que nos trazem lembranças.



0034 - PRAIA DO PARAÍSO

Felicidade completa deviam sentir aqueles que promeiro a descobriram. O Éden. Areias alvíssimas, o sol, o leve sussurar das ondas, coqueiros sinuosos e inclinados erguem suas copas e seus cachos. A quietude nos envolve, não sentimos o tempo passar, o que nos lembra o Paraíso Perdido. Praia inesquecível.





0033 - PRAIA DO MARAHÚ

Extensa, maravilhosa, com suas brancas e grossas areias, é uma das mais pitorescas. Lá existem pedras que, com o constante bater das ondas, trnsformaram-se em estranhas esculturas. A água, como um conzel gigante, com capricho as modelou.








0032 - PRAINHA DA CONCEIÇÃO


Casa antiga à beira-mar. Uma capelinha branca dedicada à Virgem deu-lhe o nome. Que belas ondas vêm quebrar naquela praia de areaia branca e penhascos. Cipós pendentes de árvores frondosas. É a mata que parece querer chegar até o mar. Sobraba, silêncio.Praia que guarda lelmbranças antigas.


0031 - Caruara

Praia bonita, retirada, com mansas pedras surgindo das águas. Um contato com a natureza.



0030 - Praia Carananduba

Caranã designa uma palmeira elegante de cujos frutos se prepara uma bebida. Devido à grande quantidade de caranãs, a localizade ficou conhecida como Carananduba. Mais frequentada pelos moradores, a praia é pequena, sem grande atrativos. Os cabanos foram os primeiros moradores de Carananduba.





0029 - PRAIA DE SÃO FRANCISCO

Seu nome é uma homanagem aos santo da ecologia. Praia ideal para os piqueniques. Quando ocorre a vazante, as águas recuam bastante, deixando uma vasta extensão de areia banhada pelo sol. A mata ainda bem perto, o canto dos passarinhos, o marulho das ondas sobre as alvas areias nos proporcionam recolhimento.

 São Francisco é uma das praias da Ilha de Mosqueiro. A Praia de São Francisco tem areia e grossa e clarinha. Suas ondas são bem mansas e São Francisco é um bom lugar para comprar peixe fresco.






ref:http://cabanoscontemporaneos.blogspot.com.br/


0028 - Ariramba

As aves marinhas de tão encandora beleza nos seus vôos sobre as águas deram-lhe o nome. Nesta parte do Mosqueiro, o terreno eleva-se em barranco, que foi protegido por um muro de aarimo. Duas escadas e uma rampa proporcionam o fácil acesso à praia.





ref :
http://3terceiravia.blogspot.com.br/2010/12/mosqueiro-e-sua-ariramba.html
 

0027 Praia do Murubira

Praia de Murubira, na ilha de Mosqueiro, localizada a cerca de 80 km da cidade de Belém, capital do estado do Pará, Brasil. Uma ilha tranquila, às margens da baía do Marajó, com águas de tom marrom, gerado pela grande quantidade de sedimentos da bacia do Rio Amazonas. Tem ondas fortes e muito vento, adequada à prática do windsurfing. É um dos balneários preferidos dos paraenses.




ref:
http://www.panoramio.com/photo/1051366


quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

0026 - Praia do Arthur

Praia que recebeu este nome em homenagem a Arthur Pires Teixeira, um dos primeiros a ter casa de veraneio naquele local. No Porto Arthur ficava o fim da linha do bondinho puxado por burros, meio de transporte usado antigamente entre a Vila e aquele lugar, através da estrada Chapéu Virado, hoje Av. 16 de Novembro. Praia ótima para o banho e, à noite, excelente para a pescaria.

0025 - Praia do Chapéu Virado

Encantadora com suas ondas, ideal para competições de iatismo. Faixa de areia muito extensa, é uma das mais frequentadas.

Chapéu Virado: Colonos Portugueses fabricavam chapéus com abas, que chamavam de beiras e a expressão usada era ‘chapéu beirado’ com a pronuncia portuguesa ‘chapéu birado’ e mais tarde ‘chapéu vira’.








ref :
http://praiasdemosqueiro.blogspot.com.br/2010/08/praia-do-chapeu-virado.html


0024 - Praia do Farol

O pôr-do-sol visto da praia do Marahú, na ilha de Mosqueiro, é uma das coisas mais bonitas que existem em minha terra, o estado do Pará. Tirei essa foto em setembro último para enviar ao meu irmão, que estuda longe de casa, em Somoa, uma ilha no Oceano Pacífico.
Eu, meu irmão e meus pais sempre escapamos para esse paraíso, que fica mais ou menos a uma hora de Belém, na ilha do Mosqueiro. Aqui em casa, sempre que tem um feriado, vamos para lá.
Mas gostamos especialmente da praia de Marahú. Quem quiser sossego, vai com encontrar ali.

ref: http://g1.globo.com/vc-no-g1/noticia/2011/11/ilha-do-mosqueiro-e-paraiso-de-praias-doces-em-braco-do-rio-amazonas.html