quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

0004 - Prais de Chaves - PA

praia nº 0004


O município de Chaves mais parece um vilarejo, com suas ruas largas, ora concretadas ora formadas por campos naturais, e suas casas coloridas. A praia, com aproximadamente 6 quilômetros de extensão, totalmente plana cercada por areia amarela e água doce, é um presente para quem visita a cidade. Na orla encontra-se também uma vegetação formada por longos campos verdes e árvores de grande porte.

Na região existem locais de rara beleza, verdadeiros paraísos em plena região amazônica. A paisagem natural do local, com praias e fauna e flora riquíssimas, é o cenário ideal para os amantes do turismo ecológico. Na região os visitantes podem se hospedar em fazendas, que dispõem inclusive de pista de pouso para pequenos aviões.
Quem sobrevoa a cidade se impressiona com as extensas fazendas de gado que cercam o município. A agricultura e o extrativismo também são importantes. As comunidades da região utilizam o cultivo para o próprio sustento, além pra prática da caça e da pesca para consumo e venda. De toda a população do município apenas uma minoria vive na cidade, comprovando o forte elo da população com as zonas rurais e tornando a cidade uma das menores do Brasil em termos de população.





A cidade também é muito popular na região pelas suas festas anuais, dentre elas a mais conhecida é o Festival do Vaqueiro e do Pescador, que ocorre entre o penúltimo e último final de semana do mês de julho. Dentre as atrações que o festival proporciona aos participantes estão: a corrida de cavalo, a corrida de búfalos, os rodeios, a pesca do maior peixe, apresentação de danças regionais e a escolha da rainha da festa. O Festival do Vaqueiro e do Pescador já dura mais de 20 anos e é ansiosamente aguardado todos os anos pela população.
A cidade de Chaves é um verdadeiro convite para quem procura um local calmo e paradisíaco. A beleza natural do lugar e a forma de vida da população são fascinantes. No entanto, o que realmente chama a atenção é o carinho com que todos recebem seus visitantes, sempre atenciosos, educados e prestativos. Visitar Chaves é com certeza presenciar uma parte das muitas riquezas naturais e culturais que o Brasil possui.




Referências:
http://dariopedrosa.com/?m=20110609
http://viagembrasilis.blogspot.com/2011/03/curiosidades-e-beleza-e-assim-ilha-do.html
http://www.ferias.tur.br/informacoes/4607/chaves-pa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário