quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

0013 - Praia Monsarás


Registro aqui à informação de que sempre a orla da Vila de Monsarás é modificada naturalmente sem qualquer intervenção do homem, ano após ano.

Devido a períodos de chuva e a maré com preamar de níveis baixos, os pescadores estão preferindo guardar suas embarcações na nova formação na frente da vila na área da Igreja de São Francisco. Que para eles, fica mais fácil e rápido de deixar as embarcações bem acomodadas no local e também com o motivo de que o igarapé da vila, onde costumeiramente as guardam, está com a sua abertura e entrada muito rasa, dificultando suas passagens para o interior do porto.
Se formou uma enseada na área quase que em frente das centenárias pedras da praia da vila. Com a maré alta, a enseada não deixa entrar maresias, deixando assim menos sucescitível algum eventual dano nas embarcações.

Nesta formação atual, a natureza deixou mais prático o desembarque de passageiros e mercadorias que vem de Icoaraci mesmo com a maré baixa. A natureza como sempre vai formando e mudando com suas paisagens ao longo de períodos, que neste caso, não demora muito a acontecer especificamente aqui nesta parte da Ilha do Marajó


ref: http://monsarasnet.blogspot.com.br/2011/02/orla-de-monsaras-sempre-mudando.html





Nenhum comentário:

Postar um comentário