sábado, 1 de dezembro de 2012

0001 - Goiabal

 0001-Manguezais boca do rio Uaçá

 As primeiras prais do Brasil ficam no estado do Amapá, no sentido norte sul. A primeira faixa litorânea do país são os  Manguezais boca do rio Uaçá.


0002-Rio Oiapoque_Ponta do Mosquito

 0003-AP-baixo rio Oiapoque

0004-AP-Parque Nacional do Cabo Orange

O PNCO foi criado através do decreto Nº 84.913, emitido pela Presidência da República em 15 de julho de 1980, com uma área de aproximadamente 619 000 ha.[2] Objetiva a preservação dos ecossistemas de manguezal e de campos de planície localizados na foz do rio Oiapoque e na costa norte do Brasil, no estado do Amapá. O mangue ou manguezal tem como fator seletivo da vegetação a salinidade do mar, onde as espécies que ocorrem estão adaptadas às condições do habitat.
As terras que constituem esta unidade de conservação foram habitadas por várias populações indígenas e, posteriormente, disputadas ao longo de séculos por portugueses, franceses, ingleses e holandeses. Os registros materiais e culturais da história dessa região estão presentes em vários pontos do parque nacional. O próprio nome, Cabo Orange, emprestado do acidente geográfico que marca o extremo norte do litoral brasileiro, vem de uma homenagem feita por um holandês à realeza de seu país, que tem a cor laranja como uma marca nacional.

praia do Goiabal

PRAIA nº 0001

Esta sim é a primeira praia do litoral do Brasil. É a primeira praia com infra estrutura do país. Aqui sim começa o litoral.
O litoral do Amapá tem quase 700 km de extensão e apenas três “praias”: Fazendinha, Boca do Inferno e Goiabal, segundo o Guia de Praias 4 Rodas. A da Fazendinha fica a 13 km de Macapá e é considerada praia porque abriga certa infraestrutura de lazer para receber principalmente a população de Macapá. Pode ser considerada uma praia fluvial, já que recebe mais a influência do Amazonas do que propriamente do Atlântico. As outras duas, Boca do Inferno e Goiabal, ficam bem mais ao norte, na ilha de Maracá e Calçoene respectivamente.


fontes:

http://evaturismo-ap.blogspot.com.br/2011/06/praia-de-goiabal.html
http://www.brasilpassoapasso.com.br/blog/?p=15
http://noticiadoamapa.blogspot.com.br/2011/07/goiabal-verao.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário