terça-feira, 11 de março de 2014
Praia do Pontal (Ilha Grande) PI
Primeira Praia do Estado do Piauí que fica localizada mais ao Norte do estado.
fonte:
http://www.ferias.tur.br/fotos/5600/ilha-grande-pi.html
00135- Ilha das Canárias ( Araióses)
No dia 14 de novembro de 1806, o marinheiro cearense de Acaraú, Francisco Bezerra (Chico Bezerra), aportou juntamente com três companheiros na Barra dos Mergulhões (hoje Barra das Canárias) (...).
Chico Bezerra armou sua barraca de pescador onde hoje é o porto de Canárias, e junto com seus três companheiros assentaram dois grandes currais de pesca á beira do rio. Anos mais tarde, por volta de 1815, chegou a Barra dos Mergulhões, o marinheiro cearense de Acaraú, João Branco de Souza e fixou sua residência perto da casa de Chico Bezerra, que o recebeu com muita satisfação, visto tratar – se de um conterrâneo que mais tarde ajudou – o muito no desbravamento das terras que compunham uma grande ilha com mais de 40 km de extensão.
Canárias é o maior povoado da ilha, com cerca de mais de 1.500 habitantes, e o mais próximo ao porto do Tatus. Parte da terra do é reconhecida como pertencente a São José.
fonte:
http://www.canariasecotur.com.br/canarias.php
0133 -Ilha dos Poldros (Araioses)
fonte: http://jornaldaparnaiba.blogspot.com.br/2013/01/ilha-dos-poldros-para-quem-gosta-de.html A Iha dos Poldros está localizada no Delta do rio Parnaíba, no município de Araioses-MA, a 15 minutos de lancha do Porto dos Tatus em Ilha Grande (PI). A ilha tem 1200 ha e 18 quilômetros de praia. A ilha fica no coração do Delta do Rio Parnaíba, o único em mar aberto das Américas. Além do mais, a ilha é um dos celeiros de frutos do mar. Local ideal para a prática de pesca e veraneio. Dona de uma beleza natural excepcional com dunas, entre os manguezais e o Oceano Atlântico, possue pousadas sofisticadas com capacidade bem limitada.
terça-feira, 28 de janeiro de 2014
0130- Praia do Amor ( Tutóia)
Deserta, com dunas que soterraram o mangue e agora as raízes aéreas estão reaparecendo. Alugue um jipe em Tutoia para chegar. Acesso pela praia Arpoador (só p/ veículos c/ tração nas 4 rodas).
Como chegar?
Saída de carro da Praia da Andreza às 10:00h, com destino aos balneários da Lagoinha e Águas Cristalinas, onde poderemos tomar maravilhosos banhos de lagoa e rio, onde paramos para almoçar e ficaremos até ás 15:00, depois seguiremos, pela beira mar com destino a Praia do Amor, passando pelas praias da Moita verde, Felix, Arpoador, chegando na Praia do Amor poderemos caminhar e tomar um maravilhoso banho de mar ou de lagoa de água doce (dependendo do período) nas dunas dos pequenos Lençóis. Retorno no final da tarde para apreciarmos o maravilhoso pôr do sol nas dunas dos pequenos Lençóis.
0129 - Praia da Andreza
0128 - Praia da Barra Tutóia -MA
0127- Praia do Arpoado -MA
Praia do Arpoador - Mais uma Belissíma praia de águas cristalinas, onde os nativos vivem principalmente da pesca artesanal. Dica: O acesso só é possivel com a maré baixa.
A cidade de Tutóia é um desses lugares abençoados pela natureza. Localizada na microregião do Baixo Parnaíba, tem na diversidade dos ecossistemas uma das suas características mais marcantes. Praias, mangues, dunas, lagos e rios são alguns desses atrativos, que fazem de Tutóia uma cidade diferenciada além, é claro, da sua história, música, tradições, cultura popular, e muitas outras que você precisa descobrir. Sol de Janeiro a Janeiro, com o ar mais puro do Delta das Américas. Tutóia tem tudo isso e muito mais! .
ref:
http://www.achetudoeregiao.com.br/ma/tutoia/turismo.htm
0125 - Praia Caburé
Com a menor estrutura turística da região, o calmo vilarejo de Caburé é ponto de parada dos passeios de quadriciclo e de barco pelo Rio Preguiças (veja em Barreirinhas). Aproveite para conhecê-lo num bate e volta. O principal atrativo é a praia de dunas, que tem alguns trechos malcuidados.
Para mais dicas de transporte, passeios e roteiros na região, acesso o verbete Lençóis Maranhenses.
COMO CHEGAR
De barco, descendo o rio Preguiças, em excursões organizadas, ou alugando uma lancha particular (Off-Road Adventure, 3349-0625).
Onde Ficar:
http://ecoviagem.uol.com.br/brasil/maranhao/barreirinhas/
0124- Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses
Site
http://www.parquelencois.com.br/lencois_maranhenses_sobre.php
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981. Sua área é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres e lagoas interdunares, e abrange três municípios maranhenses: Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz.
O parque está inserido no bioma Marinho Costeiro e é composto de áreas de restinga, campos de dunas livres e costa oceânica. A unidade apresenta grande beleza cênica, sendo visitada o ano inteiro por turistas de todo o mundo.
A possibilidade de andar pelas dunas e banhar-se nas lagoas tornaram-se as principais motivações dos visitantes que procuram o parque, estimulados pela ampla divulgação dessas imagens na mídia nacional e internacional, que transformaram Lençóis em um dos pontos turísticos mais cobiçados do Brasil.
O melhor período para visitação é de maio a setembro, período em que as lagoas estão cheias. O Parque é bastante extenso e não tem estradas de acesso. Para conhecê-lo é preciso percorrer as dunas, sempre em companhia de um guia local.
A Lagoa Bonita é um dos principais atrativos turísticos do Parque Nacional. Para conhecê-la é necessário atravessar o rio Preguiças de balsa e seguir de jipe por uma trilha de areia durante duas horas. Chegando lá é preciso subir uma duna de 40 metros de altura para chegar à lagoa.
Os outros atrativos de destaque são: Lagoa Azul; Lagoa Azul-Bonita; Lagoa da Esperança; Lagoa da Gaivota; Queimada dos Britos/Baixa Grande, que tem acesso apenas por caminhada; Atins; Foz do Rio Negro.
http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/ucs-abertas-a-visitacao/191-parque-nacional-dos-lencois-maranhenses
0121- Praia de Santa Maria
A ilha de Santana é rodeada por várias outras ilhas ou ilhotas, dentre as quais as de Atim, a de Ponta do Morro e da Ponta do Caquira. Possui vasta área de praia, com altíssimos e bem preservados manguezais, com área de restinga na sua parte central e com a presença de apicuns. Ali se localiza o famoso Farol de Santana, que possui lentes de cristal oriundos da França, alternando fachos de luz branca (alcance de 31 milhas) e vermelha (alcance de 25 milhas). O atual farol é o quarto construído na ilha. O primeiro deles, de 1831, feito de pedra, foi engolido pelo mar. O segundo farol, construído 150 metros mais recuado, também foi tragado pelas águas. O terceiro deles, feito de metal, e inaugurado em 1883, foi desativado em 1964. Em seu lugar, foi construído o atual, feito de concreto e de alvenaria, que possui 49 metros de altura. No local existem várias casas para abrigos dos marinheiros que ali trabalham em sistema de revezamento. A área é fiscalizada e mantida pela Marinha do Brasil.
Na ilha de Santana, a economia local gira em tono da pesca de peixe e camarão. A população é de cerca de 300 habitantes. O local é paradisíaco, com praias virgens e desertas, propícias para o exercício do turismo ecológico e o de aventura.
Faroal da Ilha
Assinar:
Postagens (Atom)